Literalmente enquanto construía este espaço, atravessou-se-me ao caminho uma tecnologia social de que nunca tinha ouvido falar, em parte por eu sempre ter sido um autêntico bicho anti-(rede)-social. São os gravatars.

A palavra gravatar é uma abreviatura de globally recognized avatar e, como o próprio nome indica, é um avatar supostamente reconhecido pela ‘Net fora. Isto é, em vez de, por cada site, blog, fórum, etc., em que participemos, termos de carregar um avatar novo (ou, pior ainda, termos de nos sujeitar aos que existem disponíveis nas livrarias por defeito), lá está o nosso gravatar a acompanhar-nos…

O gravatar está associado a uma ou mais contas de e-mail, pelo que, mesmo que não estejamos registados, por exemplo, num blog, se usarmos esse e-mail para colocarmos um comentário, o gravatar correspondente é assumido.

A mim parece-me uma excelente ideia, e só tenho pena de não ser suportado em mais sítios. Aparentemente, apenas o WordPress suporta nativamente, mas há plugins para outros sistemas de blogging, como o Blogger e o LiveJournal. Uma das áreas que só tinha a beneficiar era a dos fóruns, mas não há plugins oficiais para os três maiores sistemas de fórum (vBulletin, SMF e phpBB, se querem mesmo saber), embora os haja feitos por utilizadores.

Como este blog usa o motor WordPress, os gravatars andam aí…

Para criarem o vosso gravatar, no site do serviço, é só clicar no botão grande que diz “Get your Gravatar today”, colocar um e-mail, confirmar a inscrição pelo mail que eles enviam, carregar uma imagem e cortar à medida. Tão simples como isto.

Posteriormente, ainda podem inserir mais e-mails e/ou mais imagens, para maior flexibilidade.

Toca a criar gravatars!

Partilhar no Sapo Links Partilhar no del.icio.us Partilhar no Digg Partilhar no Twitter Partilhar no StumbleUpon Partilhar no MySpace Partilhar no Facebook

Comentários Deixar um comentário

 Categorias
 Arquivo
 Projectos em Destaque
 Últimas Postas no Blog
 Últimos Comentários do Blog