Bem-vindos ao blog do DreamsInCode!

Este blog servirá de apoio ao resto do site, onde poderão encontrar explicações e exemplos sobre as outras áreas e onde poderão deixar o vosso comentário, as vossas dúvidas e as vossas críticas. Servirá também como rampa de lançamento, isto é, antes de qualquer coisa aparecer nas outras áreas, será, certamente, abordada aqui inicialmente.

Os principais temas que aqui serão abordados têm direito a um ícone específico, e são os seguintes:

Linguagens de Programação:

C#

O C# (pronuncia-se cê charpe) é uma linguagem de programação da Microsoft, sendo neste momento o standard de factum para programação de aplicações desktop, estando também representado no ambiente web, por via do ASP.NET. O meu background era programação de aplicações desktop e esta era a minha linguagem de eleição (e, sim, andei noutras, notavelmente Java durante muitos anos).

PHP

O PHP é uma das linguagens mais populares neste momento (4º lugar no ranking TIOBE em Agosto de 2009) e tem vindo a subir devido a uma maior aproximação e atenção aos standards de programação, tanto ao nível da performance e da segurança como da facilidade de aprendizagem e coding style. A cereja no topo do bolo é a própria linguagem ser open source, com uma larga comunidade de developers.

ActionScript

O ActionScript é a linguagem de programação subjacente às tecnologias Flash e Flex. A sua última iteração (versão 3) teve várias melhorias que a elevam finalmente ao patamar de alternativa real para aplicações web, no contexto Flex. Neste tema irei incluir também o MXML que, não sendo uma linguagem de programação, mas sim uma linguagem de marcação, é indissociável do ActionScript.

HTML, JavaScript e CSS

Nada de especial a assinalar, skill set absolutamente requerido para qualquer web developer/designer. Apesar de andarem cá há uns anos, cada uma delas e, sobretudo, as três em conjunto, contém demasiados buracos e armadilhas, que eu relatarei aqui sempre que os encontrar – em parte para também não me esquecer deles…

Jogos de Loto

Jogos de Loto

Várias coisas ligadas aos jogos de loto, nomeadamente algoritmos e programas completos ligados à criação de estatísticas e tratamento de informação, previsão de sorteios por inteligência artificial e meta-heurística e criação de sistemas reduzidos e coberturas parciais. Em suma, tudo o que seja passível de se programar relacionado com jogos de loto, vem parar aqui, assim como os ocasionais bitaites que me possa apetecer.

Lotto WorkBench

O Lotto WorkBench (LWB, for short) é um projecto novo derivado de outro moribundo, que alguns (muito poucos) membros do euromilhoes.com se lembrarão, que era o UltraDesdobrador (cuja última versão era apenas uma Alpha Preview), disponível para um conjunto restrito de membros. Pretende ser uma solução integrada para jogos de loto. Este projecto será gratuito, como, aliás, todos os outros neste site. Além disso, será também open source e, esperemos, community driven, isto é, com o código aberto e com o seu sistema de plugins, qualquer programador poderá extender as funcionalidades do LWB com os seus próprios plugins.

Este projecto está ainda em fase planificação, por isso, não perguntem; há-de ir aparecendo.

SisRed Series

Este projecto é um conjunto de aplicações para criar e imprimir sistemas reduzidos para os nossos jogos sociais, Totobola, Totoloto e Euromilhões. Os membros do euromilhoes.com conhecem bem o SisRedEM, podem começar a pensar no SisRedTB e SisRedTT. A versão actual do SisRedEM (versão 2) será actualizada e as outras seguirão na mesma linha.

Podem contar com estes bem mais cedo do que o LWB.

Outros Projectos

Imagick

O Imagick (site do projecto no PECL, documentação, blog de um dos criadores) é uma extensão para o PHP, baseada no ImageMagick. De um modo geral, é um sistema para geração e edição de imagens, na mesma linha que o velhinho GD – só que melhor.

Sendo desenvolvido por apenas dois programadores, que ainda por cima fazem mais da vida do que isto, é normal que esta extensão tenha alguns truques, funções mal explicadas (e até não explicadas), problemas e bugs descarados. Desde que trabalho com esta extensão, fui encontrando algumas destas particularidades e suas soluções ou atalhos, e é sobre estas que irei falar neste tema.

 

Abraços!

Partilhar no Sapo Links Partilhar no del.icio.us Partilhar no Digg Partilhar no Twitter Partilhar no StumbleUpon Partilhar no MySpace Partilhar no Facebook

Comentários Deixar um comentário

 Categorias
 Arquivo
 Projectos em Destaque
 Últimas Postas no Blog
 Últimos Comentários do Blog