Ha! Se pensavam que ia falar da (lamentável) comunicação de Sua Excelência, o Presidente da República, enganaram-se bem enganados. Mas provavelmente não pensavam. Até porque de integração teve muito pouco. Esqueçam…

Hoje foi dia de integrar o DreamsInCode. E integrar onde? Em todo o lado. Desde as doações do PayPal aí ao lado (please, donate…), até aos links de partilha social, ao fundo das postas.

Aproveito para partilhar um pequeno truque: já devem ter reparado, quem usa o Facebook, bem entendido, que alguns links partilhados no dito têm uma pequena imagem associada. O Facebook até faz um bom esforço para tentar encontrar imagens que possa usar para essa miniatura. Por uma questão de identidade, eu gostava que a imagem fosse sempre a mesma, e que o Facebook não se deitasse a adivinhar entre as várias imagens que possam existir numa página.

Imagem de DreamsInCode

Descobrir como identificar essa imagem foi a parte fácil; foi questão de descobrir um site que fizesse isso e analisar muito cuidadosamente os cabeçalhos das páginas, sítio lógico para uma definição dessa natureza. Teria que ser uma tag link, cujo href seria o caminho da imagem; o rel é que me escapava… A tal análise atenta revelou que o rel correcto seria image_src. Se analisarem a secção head das páginas aqui do DreamsInCode verão que a imagem que estou a usar é esta, à esquerda, com o seguinte código:

<link href="http://www.dreamsincode.com/_imagens/_tmpl/tmpl_dreamsincode_sn_logo.jpg" rel="image_src">

Os meus primeiros testes não correram lá muito bem; demorei um bocado a chegar à conclusão que o problema só podia estar na imagem em si, e não no código de integração. Andei às voltas na documentação para webdevs do Facebook, mas não consegui encontrar nada. Acabou por ser o Google a indicar-me o ponto exacto na documentação que continha o que eu procurava.

Acontece que, como muitas outras coisas no Facebook, as regras são tantas que até parece que não querem que a malta use, efectivamente, aquilo. As imagens têm de ter, no mínimo, 50 pixels de largura e altura, e não exceder os 130 de largura e os 110 de altura. Se atentarem na documentação, vão reparar que há ainda outra regra, nenhuma das medidas pode exceder a outra em três vezes. Esta regra é um bocadinho idiota, visto que nenhuma imagem nos alcances definidos ([50-130] x [50-110]) fará disparar esta regra.

Ok, agora, toca a usar o botunada que está aí em baixo… ;)

P.S.: Quem costuma seguir o DreamsInCode já deve ter dado conta: mudei um bocado o design nos últimos dias, saiu a coluna da esquerda, saltou lá para cima o sistema de login, apareceram umas coisas novas aí de lado (especial atenção à barra de doação, que ainda vai levar umas coisas). Sobretudo, dei muitas afinações na direcção dos standards, e especial atenção aos pormenores tipográficos. Noutro dia falarei sobre isso.

Partilhar no Sapo Links Partilhar no del.icio.us Partilhar no Digg Partilhar no Twitter Partilhar no StumbleUpon Partilhar no MySpace Partilhar no Facebook

Comentários Deixar um comentário

 Categorias
 Arquivo
 Projectos em Destaque
 Últimas Postas no Blog
 Últimos Comentários do Blog