Ha! Se pensavam que ia falar da (lamentável) comunicação de Sua Excelência, o Presidente da República, enganaram-se bem enganados. Mas provavelmente não pensavam. Até porque de integração teve muito pouco. Esqueçam…
Hoje foi dia de integrar o DreamsInCode. E integrar onde? Em todo o lado. Desde as doações do PayPal aí ao lado (please, donate…), até aos links de partilha social, ao fundo das postas.
Aproveito para partilhar um pequeno truque: já devem ter reparado, quem usa o Facebook, bem entendido, que alguns links partilhados no dito têm uma pequena imagem associada. O Facebook até faz um bom esforço para tentar encontrar imagens que possa usar para essa miniatura. Por uma questão de identidade, eu gostava que a imagem fosse sempre a mesma, e que o Facebook não se deitasse a adivinhar entre as várias imagens que possam existir numa página.

Descobrir como identificar essa imagem foi a parte fácil; foi questão de descobrir um site que fizesse isso e analisar muito cuidadosamente os cabeçalhos das páginas, sítio lógico para uma definição dessa natureza. Teria que ser uma tag link, cujo href seria o caminho da imagem; o rel é que me escapava… A tal análise atenta revelou que o rel correcto seria image_src. Se analisarem a secção head das páginas aqui do DreamsInCode verão que a imagem que estou a usar é esta, à esquerda, com o seguinte código:
<link href="http://www.dreamsincode.com/_imagens/_tmpl/tmpl_dreamsincode_sn_logo.jpg" rel="image_src">
Os meus primeiros testes não correram lá muito bem; demorei um bocado a chegar à conclusão que o problema só podia estar na imagem em si, e não no código de integração. Andei às voltas na documentação para webdevs do Facebook, mas não consegui encontrar nada. Acabou por ser o Google a indicar-me o ponto exacto na documentação que continha o que eu procurava.
Acontece que, como muitas outras coisas no Facebook, as regras são tantas que até parece que não querem que a malta use, efectivamente, aquilo. As imagens têm de ter, no mínimo, 50 pixels de largura e altura, e não exceder os 130 de largura e os 110 de altura. Se atentarem na documentação, vão reparar que há ainda outra regra, nenhuma das medidas pode exceder a outra em três vezes. Esta regra é um bocadinho idiota, visto que nenhuma imagem nos alcances definidos ([50-130] x [50-110]) fará disparar esta regra.
Ok, agora, toca a usar o botunada que está aí em baixo… ;)
P.S.: Quem costuma seguir o DreamsInCode já deve ter dado conta: mudei um bocado o design nos últimos dias, saiu a coluna da esquerda, saltou lá para cima o sistema de login, apareceram umas coisas novas aí de lado (especial atenção à barra de doação, que ainda vai levar umas coisas). Sobretudo, dei muitas afinações na direcção dos standards, e especial atenção aos pormenores tipográficos. Noutro dia falarei sobre isso.