Dentro da data esperada nestas coisas, lá saiu uma nova versão do Adobe Creative Suite, que já vai no número 5. Como fomos adiando o upgrade (que os pacotes são para o carotes), lá se chegou à conclusão que estava na hora de substituir o velhinho CS2 que lá andava por este novo CS5 (edição web premium).

De entre as milhentas novas funcionalidades (lembrem-se, do CS2 para o CS5), há uma, no Photoshop, que salta à vista pela facilidade de utilização, rapidez de resultados e própria qualidade dos mesmos: é o preenchimento consciente ao conteúdo. Eu sei, em tuga não tem nada boa pinta, no original soa muito melhor, content-aware fill, e é assim que lhe vou passar a referir (ou melhor, pelo acrónimo, CAF).

E o que é que faz o CAF? Bem, o melhor mesmo é uma demonstração rápida (clicar para maior):

Antes Depois

A fotografia foi tirada pela minha esposa, de dentro do carro, em andamento. A sombra escura do lado esquerdo é o meu nariz (mania de meter o nariz onde não sou chamado…). Tempo dispendido a corrigir a fotografia (nariz e barba, tecto, barra e vidro do carro, espelho retrovisor): não mais de 1 minuto. Ferramentas usadas: uma, a selecção (ok, e carreguei no delete também, conta?). Depois de seleccionarem a área que desejam remover, ao fazer delete, vai aparecer a seguinte janela:

fill

Como podem ver, a opção seleccionada é Content-Aware. Não é preciso fazer mais nada senão OK. Alguns cálculos mais tarde (quão mais tarde, depende da área seleccionada e, sobretudo, da máquina – no meu Core i7 não demorou mais do que um segundo em qualquer uma das selecções). Os resultados são fenomenais. Na zona do céu, são 100% certos. Na zona do espelho, como podem ver na imagem abaixo, nota-se um pouco a zona de transição; no entanto, considero espantoso o grau de qualidade obtida.

Detalhe depois do delete

Partilhar no Sapo Links Partilhar no del.icio.us Partilhar no Digg Partilhar no Twitter Partilhar no StumbleUpon Partilhar no MySpace Partilhar no Facebook

Comentários Deixar um comentário

 Categorias
 Arquivo
 Projectos em Destaque
 Últimas Postas no Blog
 Últimos Comentários do Blog