Depois do pesadelo de relações públicas no qual a Ensitel, inadvertidamente, se enfiou, eis que alguém, finalmente, lá terá pensado que se apanham mais moscas com mel do que com vinagre (embora, como diria Sheldon Cooper, se apanhem ainda mais com estrume):

Nos últimos dias temos ouvido as vossas opiniões. Nunca foi nossa intenção limitar a liberdade de expressão da Maria João Nogueira, mas apenas a defesa da nossa marca. Mas vemos agora que a nossa atitude foi inadequada e por isso vamos retirar de imediato a acção judicial.

Pretendemos também, no futuro, estar mais atentos ao que os nossos clientes dizem online, de modo a podermos assegurar que a vossa experiência com a Ensitel é o mais positiva possível. Nesse sentido estamos a preparar novas maneiras de poderem comunicar connosco, sempre que tenham um problema numa das nossas lojas ou com um dos nossos produtos.

Pedro Machado

Responsável de Vendas e Serviço a Clientes

Desta vez, fizeram tudo certo: o comunicado foi feito, precisamente, onde a repercussão foi mais forte, no Facebook; o reconhecimento que a acção foi atentatória da liberdade de expressão; o reconhecimento de que têm um problema comunicacional na área online; e o abandono do impessoal “a gerência” em favor duma personalização mais adequada.

Não sei se a ideia foi de Pedro Machado ou de alguém da sua assessoria, mas é bom que o crédito seja dado onde devido, e que o responsável pela crise anterior leve um valente puxão de orelhas.

Duma forma ou de outra, penso que terá sido o despertar definitivo das grandes empresas portuguesas para o social media. Para uma abordagem dos erros e oportunidades (quase um SWOT), ler aqui e aqui o que tem a dizer Alda Telles (consultora em comunicação e relações públicas – além de blogger, claro).

Finalmente, aquele abraço à Jonas, que aguentou os disparos iniciais desta escaramuça, e assim, provavelmente, se terá inscrito, com todo o mérito, na história do social media em Portugal – onde provavelmente já constaria, pelo seu trabalho nos blogs do Sapo.

Partilhar no Sapo Links Partilhar no del.icio.us Partilhar no Digg Partilhar no Twitter Partilhar no StumbleUpon Partilhar no MySpace Partilhar no Facebook

Comentários Deixar um comentário

 Categorias
 Arquivo
 Projectos em Destaque
 Últimas Postas no Blog
 Últimos Comentários do Blog