swype

Desde que tenho o meu telemóvel Android que tenho tido uma certa luta com o teclado; eu vinha de um Windows Mobile com teclado físico, completo, e estes teclados virtuais metiam-me uma confusão doida.

Ouvia falar do Swype há algum tempo, e sabia que vinha nalguns dos novos Android, mas sempre pensei que fosse em regime de exclusividade, isto é, sem hipótese de instalação posterior.

Entretanto, descobri que existia um programa de testes beta, o que é verdadeiramente espectacular. É um bocado doloroso de instalar: é preciso inscrever-mo-nos, fazer o download do instalador, desactivar a protecção de instalações de terceiros no Android, fazer o registo no instalador, enfim, um pain in the ass - mas vale a pena!

Mas o que é, afinal, o Swype?

O Swype é um teclado virtual, aparentemente normal; no entanto, em vez de se clicar nas teclas individualmente, traça-se um rasto com o dedo, passando pelas letras que formam a palavra pretendida. Nem sequer é preciso ser-se muito preciso: o software tenta adivinhar as palavras pelas letras que ficam próximas do sítio onde o dedo parou ou mudou de direcção. Na maioria das vezes, é mesmo em cheio. Numa perspectiva mais técnica, quase aposto que tem uma coisa destas implementada.

cliffO mais incrível no meio disto tudo, é que já não é a primeira vez que o criador do Swype, Cliff Kushler, redefine a maneira como escrevemos em dispositivos móveis: ele também é o responsável pelo sistema T9. E na realidade, o Swype é o T9 com reconhecimento de gestos - o que não é pouco.

Este post foi escrito inteiramente com o Swype, na aplicação WordPress para Android, em cerca de 15 minutos. A formatação, os links e as imagens foram colocadas posteriormente. Nada mau para um dispositivo móvel, e com relativamente pouca prática.

Vejam o vídeo de uma review do Swype, pelo MobileBurn.com:

Partilhar no Sapo Links Partilhar no del.icio.us Partilhar no Digg Partilhar no Twitter Partilhar no StumbleUpon Partilhar no MySpace Partilhar no Facebook

Comentários Deixar um comentário

 Categorias
 Arquivo
 Projectos em Destaque
 Últimas Postas no Blog
 Últimos Comentários do Blog