Adenda:

Diz que afinal foi lapso. A imagem já está creditada, depois de me queixar lá. Só me interrogo porque não pediram antes.

Adenda da Adenda:

Afinal, já nem creditada está, foi substituída por outra. Tive que rir. Ide ver. Espero que tenham tido o bom senso de alterar a classe CadeiraItem, ao invés de obrigarem algum desgraçado a copiar e colar 230 bonequinhos. É sintomático que um site desta natureza faça o spin de me fazer passar, a mim, por mau da fita nesta história.

Adenda da Adenda da Adenda:

E, finalmente, o gráfico que lá está já não parece ter sido gerado pelo meu aplicativo. Preferem ter mais trabalho do que creditar as fontes. Se fazem isto com uma imagem, que fará de toda a informação que por lá está…

Minha imagem, eleições de 2005

Parece que anda para aí um site cuja missão é informar de forma imparcial, “ligando os pontos”, como eles dizem, “cruzando informação”. Dizem que aceitam ”todo o conteúdo que tenha a ver com” “corrupção quer de entidades privadas, quer públicas (empresas, municípios, estado, etc)” e ainda “más práticas de governação, mais uma vez quer no sector privado, quer publico”.

Imagem do Tretas.org, eleições 2011

Muito bem. Eu cá acho óptimo. É uma excelente ideia dos senhores do Tretas.org, à imagem, muito em voga, do WikiLeaks.

Já não acho é muita piada quando se servem do DreamsInCode sem o citar. Eu não peço grande coisa, a licença é muito lata, mas, porra, custa assim tanto dizer de onde foi roubada a imagem?

Mistura das duas imagens - nota-se perfeitamente onde está a mexida dos quatro lugares que faltam

As três imagens aqui à esquerda mostram como vieram buscar uma imagem minha (daqui ou daqui) e como a modificaram sem citar a origem (é seguir este link enquanto a imagem não é retirada – se o for).

O que tem piada, é que, se me tivessem pedido, eu até tinha adaptado o programa para mostrar os tais quatro deputados da imigração, tinha ajustado a ordem e a cor dos partidos para o que eles quisessem e tinha gerado a imagem como mais qualidade do que aquela bosta desfocada que lá puseram.

Inclusivamente, descarregaram o programa e respectivo código fonte daqui, que podiam ter adaptado à vontade, ao abrigo da mesma licença, para gerar o gráfico sem me pedir, se lhes custa assim tanto.

Vá-se lá perceber estes paladinos da verdade, que nem citar as fontes conseguem…

Partilhar no Sapo Links Partilhar no del.icio.us Partilhar no Digg Partilhar no Twitter Partilhar no StumbleUpon Partilhar no MySpace Partilhar no Facebook

Comentários Comentários Imagem do Feed RSS

Marco

Vamos lá a ver, eu não estou indignado. Moderadamente irritado será mais o caso, mas, fundamentalmente, divertido, por ser, precisamente, um site do cariz do Tretas.org a cair num buraco destes. Mas vamos por pontos:

  • Se estão a tentar ser decentes, têm de tentar com mais força. Não podem ter um site desses e falhar pormenores de citações - a credibilidade é fundamental;
  • O trabalho produzido por um software do qual se detêm a licença de utilização não carece de citação. Não é o caso em relação ao software que coloco aqui (não há nenhum EULA a acompanhar o programa). No entanto, e se fosse esse o caso, estava-me nas tintas. Mas não foi, como admite no ponto seguinte;
  • Não é o acesso ao programa (ou à imagem, para todos os efeitos) que está em causa - é o seu uso sem citação de origem. Mesmo que fosse uma simples "imagem encontrada na web", o seu uso sem citação de origem é reles, sobretudo num tema tão contextualizado como este;
  • Eu dei conta da imagem ontem. Pela teoria do "lapso", aguardei um dia inteirinho que aparecesse lá a creditação. Não apareceu. Eu não faço questão na creditação (é só ler a minha interpretação da licença), mas, num site como o Tretas.org, é mau demais. Como já disse acima, é o tipo de projecto que tem de estar acima de qualquer suspeita - e não está;

Resumindo: eu não tenho que andar atrás das pessoas a pedir a creditação (nem sequer me incomoda, na generalidade). São as pessoas, sobretudo as que querem passar uma imagem de imparcialidade e idoneidade, que têm de ter esse cuidado, na linha do "não cuspas para o ar", et caetera.

heldergg

 

Compreendo a sua indignação, na minha opinião é desproporcionada em relação ao que foi feito mas o direito à indignação é seu.

Permita-me apenas clarificar algumas coisas:

* O tretas.org não tem qualquer tipo de semelhança com o wikileaks, nem tenta de forma nenhuma emular o trabalho desse projecto. Somos isso sim um wiki, ideia muito mais antiga do que o wikileaks (que já nem sequer funciona com base num wiki), ver por favor http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki . Não nos consideramos paladinos da verdade, apenas tentamos ser decentes;

* O trabalho produzido por um software não carece de citação. Seria o mesmo de sermos obrigados a acrescentar a todos os textos que fizéssemos no Word qualquer coisa como "produzido com sw da Microsoft". A licença aplica-se ao software em si. É por este motivo que a própria cretive commons recomenda que se utilizem outras licenças para software (ver http://wiki.creativecommons.org/Frequently_Asked_Questions#Can_I_use_a_Creative_Commons_license_for_software.3F  ). Respeito no entanto a interpretação que lhe dá;

* Quem fez a página referida não fui eu, que conheço o seu software e que fiz o download (verifique nos seus logs). Pode verificar isso consultando a história da página no tretas.org para identificar o autor. A pessoa que fez a página limitou-se a utilizar uma imagem encontrada na web onde fez as modificações que achou necessárias (esta pessoa não conhecia o seu sw até eu lhe dar este link). Aliás você mostra muito claramente que a imagem foi manipulada. Já agora, não teria feito muito sentido fazer o script em python se a pessoa que fez o gráfico tivesse acesso ao seu programa;

* Diz no seu post que teria colaborado connosco, um simples pedido teria produzido uma imagem de superior qualidade. Tenho a dizer-lhe que um simples mail teria resolvido este mal entendido com igual facilidade.

É claro que tendo em conta a sua reacção deixaremos de usar a imagem gerada pelo seu software tão cedo quanto possível (o que será o mais rápido possível) - entretanto eu já fiz a atribução no site.

Agradecemos a forma como nos avisou!

 

Comentários Deixar um comentário

 Categorias
 Arquivo
 Projectos em Destaque
 Últimas Postas no Blog
 Últimos Comentários do Blog