Codebits VI

RaspberryPiUltimakerDepois de mais um ano de preparação, um excruciante processo de selecção e, para muitos de nós, uma viagem mais ou menos longa, começou um novo Codebits. Não sei como é que conseguem, mas o geek level aumenta sempre. Se no ano passado a parada foi subida com a presença da LEGO, este ano conseguiram trazer não só uma presença oficial das impressoras 3D, através de Erik de Bruijn, da Ultimaker, como também do RaspberryPi, através de Rob Bishop, da RaspberryPi Foundation.

Mas começemos pelo princípio.

A keynote de abertura foi conduzida pelo Celso Martinho, como é habitual, cabendo a Abílio Martins, administrador da PT, a maior fatia, face à indisponibilidade de Zeinal Bava. Vários serviços apresentados (Meo Kanal no iOS – Android, para variar, é mato – API Meo Kanal, novas inovações dos Sapo Labs, mais Sapo Services), mas com uma recepção relativamente morna, no máximo.

CloudPT

Coube à Jonas dar a notícia que obteve a maior reacção da plateia: depois de apresentado o serviço CloudPT, com a disponibilização imediata do serviço para os participantes do Codebits – que, afinal, até nem era segredo desde há alguns dias – revela que, como early adopters do serviço, os 16 GB oferecidos pela plataforma seriam estendidos, para sempre e sem contrapartidas, para 50 GB. A reacção foi estrondosa. A aceitação do serviço, pelo que tenho visto por aqui e no Twitter, tem sido muito positiva. Infelizmente, a integração com Linux restringe-se ao Ubuntu, para já, e eu fiquei um bocado no gelo com o meu Kubuntu (teoricamente, podia puxar as 50 mil dependências do Gnome mas... prefiro não o fazer). Ainda não tive tempo para usar a interface web, que tem muito bom aspecto, por sinal.

A keynote derrapou no horário violentamente – já tinha começado atrasada, e só piorou – e as talks começaram de forma mais ou menos caótica, com muita gente ainda a tentar almoçar. De qualquer forma, ainda consegui apanhar a parte final de RaspberryPi: Past, Present and Future, por Rob Bishop.

Entre conhecer pessoas e discutir projectos com vários grupos, não podia perder Bits to business, how to sell your software, de Brian Suda, que, como é habitual, ofereceu uma talk fascinante, dinâmica e bem humorada sobre criação (e manutenção) de empresas tecnológicas, com temas tão díspares como o controle do tempo de trabalho útil e quando gastar dinheiro da empresa (antes de pagar os impostos, como qualquer contabilista saberá).

Ao final da tarde dirigi-me ao workshop do RaspberryPi. Tenho o meu encomendado, mas era conveniente ter alguém que soubesse o que está a fazer por perto na primeira vez que lhe metesse as unhas. Correu razoavelmente bem, embora a linguagem usada no workshop (Python) não seja exactamente das minhas linguagens preferidas.

Já tinha tido a oportunidade de conversar com o Rob Bishop sobre alguns projectos que tenho em mente para esta plataforma, mas durante a noite ainda os discuti também com Filipe Valpereiro, da InMotion, que, aliás, é quem os está a vender cá. As perspectivas são boas, sobretudo depois do Filipe ter revelado que está a contar comercializar o resto do hardware necessário (touch screens para ligar o Pi).

Indie Game – The MovieAo final da noite, foi projectado o documentário Indie Game – The Movie (vencedor do festival Sundance), que segue o antes, durante e depois de três jogos indie e dos seus developers. Não é um documento técnico, mas extremamente humano, com o enfoque na motivação das pessoas que o fazem, como os seus jogos reflectem as suas falhas e aspirações. Eu recomendo vivamente que comprem este filme – custa apenas $9,99 e está disponível na Amazon, Steam e iTunes por download (sem DRM) ou stream.

Durante as primeiras horas da madrugada cirandei por aí, a conversar sobre os projectos de vários grupos, fui atacado com nerf e fui finalmente arrochar umas horas.

O Codebits segue dentro de momentos.

Partilhar no Sapo Links Partilhar no del.icio.us Partilhar no Digg Partilhar no Twitter Partilhar no StumbleUpon Partilhar no MySpace Partilhar no Facebook

Comentários Deixar um comentário

 Categorias
 Arquivo
 Projectos em Destaque
 Últimas Postas no Blog
 Últimos Comentários do Blog