Secretárias escolares
A partir desta foto de DQmountaingirl – Creative Commons BY-NC-SA 2.0

Este post faz parte de uma série, que começa aqui.


No ciclo preparatório tive três grandes professores.

A professora Carla Costa, de Inglês, que mencionei de passagem aqui, com a qual vimos todas as aventuras do Big Muzzy. Mostrou-nos que aprender pode, e deve, ser divertido.

A professora de Ciências, que infelizmente já esqueci o nome, senhora de meia idade que carregava violentamente no perfume, sempre bem vestida e que tratava os alunos por você. Lembro-me particularmente duma aula em que nos forçou a apresentar provas de que a Terra é redonda (os mastros dos navios ao longe, a sombra nos eclipses lunares e por aí fora). Mostrou-nos que a aprendizagem é mais compreensão e raciocínio do que memorização.

O professor João Vieira, de Educação Física. Já não me lembro o que foi, mas certa vez aprontámos alguma que o desagradou profundamente. A maneira de o demonstrar foi rebentar connosco naquela hora. Não sei como o conseguia, mas não havia a mínima hipótese de fingirmos que nos esforçávamos, deu mesmo cabo de nós naquele dia.

Noutra altura, apresentou-nos um teste escrito, coisa inaudita em Educação Física. Deu a hipótese de ser com ou sem consulta e deitamo-nos no chão do ginásio a fazê-lo, dum lado com consulta, doutro lado sem. Eu e mais quatro ou cinco colegas achámos que aquilo cheirava a esturro (e, confesso, não tinha o manual da disciplina comigo) e fomos os únicos a fazê-lo sem consulta. Só no final o professor informou que os sem consulta seriam bonificados automaticamente em 10 pontos.

Com ele aprendi que, por mais subvalorizada que pareça uma tarefa, é para fazê-la sempre com brio e máxima dedicação e que o caminho mais difícil é, normalmente, mais recompensador.

Partilhar no Sapo Links Partilhar no del.icio.us Partilhar no Digg Partilhar no Twitter Partilhar no StumbleUpon Partilhar no MySpace Partilhar no Facebook

Comentários Deixar um comentário

 Categorias
 Arquivo
 Projectos em Destaque
 Últimas Postas no Blog
 Últimos Comentários do Blog