Símbolo Creative Commons

Licença Creative Commons 2.5 Portugal BY-NC-SA

O que é a Licença Creative Commons?

A Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que disponibiliza licenças para trabalhos de uso gratuíto. Reconhecida em vários países (incluíndo Portugal), é uma maneira fácil e rápida de enquadrar legalmente o licenciamento de trabalho creativo.

Existem (principalmente) três vertentes numa licença Creative Commons: Atribuição, Termos de Uso Comercial e Modificação.

Símbolo Creative Commons - Atribuição

O que é a Atribuição?

Atribuição é o termo pomposo que se dá quando damos crédito a alguém pelo trabalho que teve. Basicamente, se publicarem, com ou sem alterações, alguma coisa deste site, digam de onde veio, no seguinte formato (BY-NC-SA é o que identifica esta licença em particular):

Retirado/Modificado de DreamsInCode - Marco Amado 20xx, ao abrigo da Licença Creative Commons 2.5 Portugal BY-NC-SA.

Como curiosidade, este é o único atributo das Licenças Creative Commons que o autor não pode dispensar nem modificar - mas também não faria grande sentido.

Símbolo Creative Commons - Atribuição

O que são os Termos de Uso Comercial?

Termos de Uso Comercial são, normalmente, campos muito vastos, mas os nossos amigos da Creative Commons facilitam a vida ao máximo dos autores: ou se pode usar comercialmente, ou não.

No caso do DreamsInCode, o Uso Comercial é estritamente proibido. Quem tiver um projecto comercial que queira usar código (ou grafismo - mas não me parece) publicado neste site, por favor, entre em contacto comigo. Mas, aviso já: não tenham muita esperança. O conhecimento é para ser partilhado, não vendido!

Não me importo que não citem as fontes (ok, importo-me um bocadinho), mas neste ponto serei intransigente e usarei toda a extensão da lei aplicável para garantir a sua efectiva aplicação.

Símbolo Creative Commons - Atribuição

O que é a Modificação?

A Modificação regulamenta o que podem fazer com os conteúdos. Neste caso, o licenciamento é partilha nos termos da mesma licença, o que quer dizer que podem pegar nos conteúdos, modificá-los, juntá-los com outros, remisturá-los, o que quiserem, desde que cumpram com estes dois pontos:

  1. Têm de citar a fonte;
  2. Têm de partilhar o vosso trabalho derivado exactamente nos mesmo termos, isto é, uso não comercial apenas e que outros possam fazer derivativos do vosso trabalho derivado;

Existe outro ponto que eu gostaria que cumprissem, embora não seja obrigatório: sempre que melhorarem trabalhos meus, realizarem um derivado ou incluírem num projecto, digam-me alguma coisa. Partilhem o conhecimento!

Tal como no ponto anterior, vou ser completamente intransigente quanto à aplicação deste termo da licença.

Saber mais

A Licença Creative Commons Portugal 2.5 BY-NC-SA está, em versão para leigos, aqui, em Português.

Para os mais versados neste bicho estranho que é a Lei, está aqui em Legalês de Portugal.

Se tiverem trabalhos que queiram partilhar, mas têm um certo receio dos potenciais danos por não terem licenciamento adequado, não deixem de visitar o site oficial da Creative Commons.

 Doar (via PayPal)
 Projectos em Destaque
 Últimas Postas no Blog
 Últimos Comentários do Blog