DreamsInCode logo

DreamsInCode

import { Research, Work, Passion } from Life;

Imagem de Expandindo as áreas de interesseImagem de Expandindo as áreas de interesse

DFRduino Duemilanove

Expandindo as áreas de interesse

Uma das áreas onde sempre quis investir mais foi na electrónica digital, mas nunca tive tempo, nem do outro tempo (€€), que a coisa ainda sai ligeiramente dispendiosa.

Publicado Sunday, October 17, 2010 at 1:53 AM

Aqui há uns meses ouvi falar – e pelos vistos, já tem uns anos, desde 2005 – do Arduino, que é uma plataforma open hardware com microcontrolador e respectivo software de programação. A ligação ao computador (para se programar o microcontrolador, um Atmel AVR) é por USB, o que também dispensa a compra de um programador dedicado (que é carote).

Devido a estes factores, o potencial de reutilização de projecto para projecto é ilimitado. Quando quisermos passar um projecto para utilização definitiva, é só comprar os componentes essenciais (basicamente, o microcontrolador e um cristal, para além dos componentes mais comezinhos), e montar numa placa independente, continuando com a plataforma disponível para a prototipagem de novos projectos.

DFRDuino DuemilanoveDFRDuino Duemilanove

DFRDuino Duemilanove

Posto isto, a coisa agradou-me, e mandei vir um kit com um DFRDuino Duemilanove, que inclui um bom conjunto de componentes, dos quais se destacam uma breadboard, dezenas de resistências de vários valores, dezenas de LED e perto de uma centena de cabos para breadboard. Atirei-me aos vários projectos de iniciação, seguindo o e-book elaborado de propósito para o kit.

A linguagem de programação é relativamente acessível (é C), com um conjunto de instruções específicas relativamente curto. A única limitação que me preocupa é a memória disponível para os programas, apenas 30 KB, o que, incrivelmente, me faz lembrar o velhinho ZX Spectrum (e esse tinha 32 KB livres) e as voltas que se tinha que dar para encaixar os programas em tão pouca memória.

Fiquem com as pequenas aventuras que já fiz do tal e-book. Peço desculpa por não ter filmado, o que, nalguns projectos, seria mais interessante do que fotos; mas fica prometido para a próxima.

Pisca-piscaPisca-pisca

Pisca-pisca


SemáforoSemáforo

Semáforo


Semáforo com peõesSemáforo com peões

Semáforo – agora com peões


Knight Industries Two ThousandKnight Industries Two Thousand

Knight Industries Two Thousand


Mood lampMood lamp

Mood lamp


Fogo falsoFogo falso

Fogo falso

Arduino

Postas relacionadas